NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Estratégia Nutricional para Alta Performance.

03

abril,2020

COMO FUNCIONA A BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES

A alimentação de cada pessoa é composta por diferentes tipos e qualidades de alimentos e o que pouca gente sabe, ou que ainda não parou pra pensar é em como a interação de uma substância com a outra em uma mesma refeição pode afetar a absorção e metabolismo no organismo.

O bom aproveitamento de nutrientes é o que conduz as funções plásticas, reguladoras e energéticas. Além disso, doenças, medicações ou desnutrição, fora as interações metabólicas, podem também interferir na digestão, na absorção e no metabolismo ou excreção dos nutrientes, afetando diretamente na retenção do organismo e na biodisponibilidade dos nutrientes.

Confira abaixo como funciona a biodisponibilidade e como se comportam alguns dos principais nutrientes em nosso organismo:

LICOPENO

O ato de processar um alimento libera sua matriz e faz com que a biodisponibilidade de licopeno aumente, por exemplo, molho ou purê de tomate são tidos como melhores fontes biodisponíveis de licopeno do que as fontes do alimento in-natura.

 CAROTENÓIDES

Alguns estudos demonstram que a biodisponibilidade de carotenóides em vegetais pode, mesmo que havendo perdas significativas, aumentar com o processamento, pois os carontenóides que se mantêm no alimentos são mais bem absorvidos.

VITAMINA C

São suscetíveis a sofrer com a influência desfavorável do calor, oxidação, dessecação, armazenamento, aplicação do frio, alcalinidade do meio, solubilidade em água. O aconselhado é não adicionar substâncias alcalinas aos alimentos durante sua cocção. Armazenar suco de laranja ou limonada por muito tempo na geladeira não preserva a quantidade inicial da vitamina.

Estudos realizados constatam que em diversos alimentos, após certo tempo de cozimento, o teor  de ácido ascórbico na água de cocção era menor, assim como nos produtos em conserva, onde o líquido de conservação apresentava apreciável teor do ácido.

Ainda sobre a Vitamina C, o ideal é utilizar o mínimo possível de água para o cozimento, para que a cocção seja feita em menos tempo. Outro fator que contribui é colocar os vegetais já cortados e preparados para que passem o menor tempo possível fervendo.

Quer saber mais sobre a biodisponibilidade de nutrientes e como preparar os alimentos de maneira eficiente e nutritiva? Entre em contato e agende uma avaliação.

ana-kaori-logo-horizontal-rodape

Copyright©2017, Ana Kaori Nutrição Esportiva. Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Política de Privacidade