março,2019
Você sabe ler o rótulo dos alimentos? Entende o que cada um dos termos das embalagens quer dizer em uma simples barrinha de cereal? Pois é.
Para quem opta por uma alimentação saudável, saber o que está sendo ingerido de acordo com a tabela nutricional é bastante importante.
E, por isso, é necessário ler as informações que constam nos produtos e, principalmente entender o que está escrito ali.
Diante disso, trouxe algumas informações valiosas que irão te ajudar nesse processo.
De uma maneira generalizada, o rótulo dos alimentos contém informações sobre o consumo diário ideal de nutrientes de um determinado produto em relação as suas calorias, proteínas, sódio, fibras, gorduras, carboidratos e vitaminas.
Antes de mais nada, existem alguns itens que pela resolução RDC 360/03 – Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados devem obrigatoriamente constar em toda e qualquer embalagem. São eles:
A lista de ingredientes/valor nutricional do rótulo dos alimentos traz as seguintes informações:
Popularmente chamada de caloria (kcal) é a representação da energia que o organismo receberá com o consumo daquele alimento. É indicada também por quilojoules (kj), onde 1 kcal = 4,2 kj.
É um aliado da conservação e construção da saúde dos tecidos, órgãos e células. Quando consumido em quantidades ideais contribui com a sensação de saciedade. É encontrado em carnes, lácteos e leguminosos com soja, grão de bico, feijão e etc.
São fontes de energia estocadas em forma de gordura quando não consumidas pelo organismo. Estão presente em pães, massas, doces e farinhas de um modo geral.
Ou ácidos graxos trans estão presentes em produtos industrializados, produzidos à base de gordura vegetal hidrogenada. Em nada de bom acrescenta na saúde e deve ser evitada ao máximo.
De origem animal, esse tipo de gordura deve ser consumida com moderação, quando em excesso pode causar doenças cardiovasculares.
Caracterizam a soma de todos os tipos de gorduras: trans, saturadas, poliinsaturadas e monoinsaturadas. São altamente energéticas e ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K. Deve ser consumida com cuidado, pois provoca aumento de peso.
É fundamental para o funcionamento adequado do cérebro e para a regulação hídrica, mas seu uso em excesso eleva a pressão arterial e retém líquidos. Está presente no sal de cozinha, industrializados e doces.
Base de substâncias essenciais para a manutenção e o regular funcionamento do organismo. Ajuda a controlar o funcionamento do intestino, as taxas de glicemia e colesterol e proporcionar alta sensação de saciedade.
É uma proteína encontrada mais comumente em cereais, trigo, cevada ou centeio. É um componente que gera intolerância em um alto número de pessoas e por isso é necessário que as embalagens indiquem ou não o seu uso.
Porção é a quantidade de alimento, considerando uma dieta saudável, que deve ser consumida por dia e pode ser indicado por gramas (g) ou mililitros (ml). Ao analisar esse item lembre-se que o consumo é indicado por porção e não como o todo.
Já a medida caseira é a maneira adaptada a linguagem do cotidiano: fatias, unidades, potes, xícaras, colheres de sopa e copos.
É um número percentual que indica o quanto de nutrientes e energia em relação a uma dieta de 2.000 kcal por dia, no qual cada nutriente apresenta um valor diferente para fazer o cálculo de %VD.
É fundamental se atentar que as necessidades diárias de cada individuo se caracteriza pela idade, o estado de saúde e o a prática de atividades físicas.
Além de ler os rótulos dos alimentos é necessário que conte com a ajuda de um profissional para estabelecer um cardápio que se adeque as suas necessidades e objetivos.
Entre em contato comigo e descubra todos os benefícios de uma dieta exclusiva e personalizada.
Copyright©2017, Ana Kaori Nutrição Esportiva. Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Política de Privacidade